A partir do momento que realmente observo não somente as aprendizagens dos alunos, mas as minhas próprias analisando-as consigo modificá-las, buscando métodos para aperfeiçoá-la.
A observação foi no Laboratório de Informática, pois percebi o quanto é importante o professor ter um Projeto Pedagógico a seguir, mesmo no uso do Laboratório de Informática, para que os trabalhos tenham uma sequência.
O projeto de aprendizagem pode favorecer especialmente a aprendizagem de cooperação, com trocas recíprocas e respeito mútuo. Isto quer dizer que a prioridade não é o conteúdo em si, formal e descontextualizado. A proposta é aprender conteúdos, por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo, num processo construtivo e simultâneo de questionar-se, encontrar certezas e reconstruí-las em novas certezas. Isto quer dizer: formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novos e mais complexos problemas. Ao mesmo tempo, este processo compreende o desenvolvimento continuado de novas competências em níveis mais avançados, seja do quadro conceitual do sujeito, de seus sistemas lógicos, seja de seus sistemas de valores e de suas condições de tomada de consciência. ( Texto: Aprendizes do futuro, as inovações já começaram! Pág. 20).
Usando as tecnologias em um Projeto Pedagógico não se torna um adorno a mais, mas algo fundamentado e objetivado para o auxílio ao aluno construir seu próprio conhecimento.
sábado, 12 de junho de 2010
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Um comentário:
Oi Susana!! Importante a reflexão que trazes no começo da postagem, ou seja, ao nos debruçarmos sobre a nossa prática torna-se possível pensar sobre ela e questioná-la, buscando novas formas de exercer a docência. Abração!!
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