A escola faz parte da sociedade, portanto deve-se pensá-la inserida a realidade ao qual pertence. Ela tem papel importante na organização desta sociedade, tendo nas mãos a incumbência de definir o cidadão que se quer formar. Pensando em Democracia, sendo algo bastante comentado e almejado. “E nós estamos ainda no processo de aprender como fazer democracia. E a luta por ela passa pela luta contra todo tipo de autoritarismo” (Freire, 2000a, p. 136). Onde nesta os cidadãos não tem apenas direitos, mas o dever de participar; e sendo o objetivo um cidadão crítico e participativo que se deseja; assim a Gestão Democrática é a condição para qualidade do ensino que realmente a escola deve buscar, pois é a forma de conduzir a instituição de maneira que possibilite a toda comunidade escolar, a participação no cotidiano, no planejamento, nas decisões, na definição do uso de recursos e necessidades de investimentos e nos momentos de avaliação da escola.
Acredito ser um grande desafio, tendo como ferramentas essenciais o Projeto Político Pedagógico, que deve ser elaborado e avaliado por toda comunidade escolar, onde precisa ser flexível, prever avaliação e reformulações; e o Regimento Escolar que é o documento que define a organização e funcionamento escolar, devendo estar relacionado ao Projeto Político Pedagógico e baseado nas legislações pertinentes.
Cada escola pode e deve buscar ações concretas para construir e difundir uma escola democrática, através da participação de todos os envolvidos no processo educacional na gestão da escola. Conselhos de classe participativos, Círculo de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e assim outras idéias que necessitem a participação, mas que não devem ser confundidas com o chamamento da comunidade para prestação de serviços voluntários. A gestão democrática exige a participação ativa nas deliberações pedagógicas da escola.
Acredito ser um grande desafio, tendo como ferramentas essenciais o Projeto Político Pedagógico, que deve ser elaborado e avaliado por toda comunidade escolar, onde precisa ser flexível, prever avaliação e reformulações; e o Regimento Escolar que é o documento que define a organização e funcionamento escolar, devendo estar relacionado ao Projeto Político Pedagógico e baseado nas legislações pertinentes.
Cada escola pode e deve buscar ações concretas para construir e difundir uma escola democrática, através da participação de todos os envolvidos no processo educacional na gestão da escola. Conselhos de classe participativos, Círculo de Pais e Mestres, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e assim outras idéias que necessitem a participação, mas que não devem ser confundidas com o chamamento da comunidade para prestação de serviços voluntários. A gestão democrática exige a participação ativa nas deliberações pedagógicas da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário