Nesta atividade foi solicitado a criação de uma atividade, com o uso do Geoplano.
Atividade desenvolvida com o uso do geoplano e folha quadriculada:
Material:
# geoplano
# elásticos
# espelho
# folha quadriculada
# Para introduzir o assunto, se a turma ainda não tiver contato com o tema, pode-se propor trabalhos com dobradura de papel para perceberem o eixo na dobra do papel, ou trazer uma figura desenhada na folha quadriculada pela metade.
A professora sugere que coloquem o espelho em cima da linha onde a figura acabou, e ver o que acontece. Eles vão enxergar a parte que falta da figura. A partir daí, pode-se perguntar o que representa aquela linha onde foi colocado o espelho, e chegar ao termo eixo de simetria.
Em seguida, eles desenham a parte que falta da figura de acordo com o que viram no espelho.
No geoplano, cada aluno pode criar uma forma e pedir que um colega continue a figura, usando outro elástico. Podem usar o espelho para ver como deve ser a outra parte, e posteriormente ir deixando de lado o espelho.
A professora deve lembrá-los que a outra parte da figura começa exatamente onde a parte desenhada termina.
Numa próxima atividade, a professora mostra uma outra figura, por exemplo um quadrado, com 4 eixos, e pede que encontrem o eixo. Caso todos tenham achado o mesmo eixo - geralmente o eixo vertical - sugere-se que encontrem mais, até que cheguem aos 4 eixos.
Estas atividades podem ser acompanhadas sempre de uma folha quadriculada, pois as linhas do papel auxiliam no encontro dos eixos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário