Atividade EF 2
* Trabalho com uma turma de 5º ano, 4ª série, onde semana passada trabalhamos com o desenho do piso da sala de aula,para um trabalho de Estudos Sociais, quadriculado, então aproveitando entreguei aos alunos uma folha quadriculada, de 1 cm cada quadradinho,que logo ligaram com o chão da sala de aula. Sugeri que desenhassem figuras geométricas variadas. Desenharam retângulos,quadrados, triângulos, losangos e até mesmo trapézios e paralelogramos, que nem conheciam. Conferiram, calculando os quadradinhos, se o quadrado e os outas figuras possuiam mesma quantidade.Observaram diferenças como no trapézio que todos os lados não possuem a mesma quantidade de quadradinhos, enquanto o quadrado sim.E perceberam que o retângulo possui de comprimento o dobro de sua altura, digamos seis quadradinhos de altura por doze de largura. O losango apresentou outra dificuldade, porém calcularam embaixo e em cima a mesma quantidade de quadradinhos. Trabalharam até com multiplicações, adições.
Após algum tempo com esta atividade sugeri que escolhessem uma forma geométrica para escreverem seu primeiro nome. Exemplo: Ana escolheu quadrados. Fez pequenos quadradinhos com as letras de seu nome. A seguir desafiei-os a calcularem. (14 da letra A+ 15 da letra N+14 da letra A, 2vezes 14 + 15= 43 quadradinhos).Quantos quadradinhos ela usou em cada letra? E com retângulos? Uns disseram a mesma quantidade, outros já imaginaram que dentro dos retângulos possuía outros quadradinhos menores, então havia modificações, porque a forma é diferente. As conclusões foram incríveis, debateram, imaginaram, pesquisaram calculando até que chegassem a uma conclusão. No final pediram para desenharem, utilizando apenas as formas criadas, sempre calculando os quadradinhos.
Atividade EF 3
Nesta atividade irei aproveitar material de reciclagem. Mostrar apenas o desenho de um quadrado ou de um círculo fica muito abstrato para os alunos, já apresentando objetos com formas variadas, como cubos, pirâmedes e outros, fica mais fácil a compreensão, pois percebem que o desenho é apenas uma das superfícies.
A surpresa das sombras
*Usando material reciclável como latinhas de molho de tomates, cones... e lanterna.
Desafiar os alunos a encontrarem um objeto cuja sombra (projeção), seja uma circunferência ou um retângulo. O ideal é que eles tenham várias opções a mão. Se a luz incindir em cima dela, a sombra formada será a de um círculo. Se o foco estiver na lateral, a sombra será retangular. Depois, inverte-se o desafio: quais as sombras obtidas de um cone?
* Trabalho com uma turma de 5º ano, 4ª série, onde semana passada trabalhamos com o desenho do piso da sala de aula,para um trabalho de Estudos Sociais, quadriculado, então aproveitando entreguei aos alunos uma folha quadriculada, de 1 cm cada quadradinho,que logo ligaram com o chão da sala de aula. Sugeri que desenhassem figuras geométricas variadas. Desenharam retângulos,quadrados, triângulos, losangos e até mesmo trapézios e paralelogramos, que nem conheciam. Conferiram, calculando os quadradinhos, se o quadrado e os outas figuras possuiam mesma quantidade.Observaram diferenças como no trapézio que todos os lados não possuem a mesma quantidade de quadradinhos, enquanto o quadrado sim.E perceberam que o retângulo possui de comprimento o dobro de sua altura, digamos seis quadradinhos de altura por doze de largura. O losango apresentou outra dificuldade, porém calcularam embaixo e em cima a mesma quantidade de quadradinhos. Trabalharam até com multiplicações, adições.
Após algum tempo com esta atividade sugeri que escolhessem uma forma geométrica para escreverem seu primeiro nome. Exemplo: Ana escolheu quadrados. Fez pequenos quadradinhos com as letras de seu nome. A seguir desafiei-os a calcularem. (14 da letra A+ 15 da letra N+14 da letra A, 2vezes 14 + 15= 43 quadradinhos).Quantos quadradinhos ela usou em cada letra? E com retângulos? Uns disseram a mesma quantidade, outros já imaginaram que dentro dos retângulos possuía outros quadradinhos menores, então havia modificações, porque a forma é diferente. As conclusões foram incríveis, debateram, imaginaram, pesquisaram calculando até que chegassem a uma conclusão. No final pediram para desenharem, utilizando apenas as formas criadas, sempre calculando os quadradinhos.
Atividade EF 3
Nesta atividade irei aproveitar material de reciclagem. Mostrar apenas o desenho de um quadrado ou de um círculo fica muito abstrato para os alunos, já apresentando objetos com formas variadas, como cubos, pirâmedes e outros, fica mais fácil a compreensão, pois percebem que o desenho é apenas uma das superfícies.
A surpresa das sombras
*Usando material reciclável como latinhas de molho de tomates, cones... e lanterna.
Desafiar os alunos a encontrarem um objeto cuja sombra (projeção), seja uma circunferência ou um retângulo. O ideal é que eles tenham várias opções a mão. Se a luz incindir em cima dela, a sombra formada será a de um círculo. Se o foco estiver na lateral, a sombra será retangular. Depois, inverte-se o desafio: quais as sombras obtidas de um cone?
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