domingo, 3 de maio de 2009

Mosaico

Nesta atividade no enfoque II: Diversidade na escola: mosaico étnico-racial, da Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História, tínhamos, juntamente com os alunos elaborar um mosaico utilizando fotos, receitas, objetos...
Tenho alunos de 4ª série e esta atividade foi um desafio, tanto para os alunos quanto para mim, pois costumo trabalhar no início de cada ano, “Relembrando a História de Sapiranga”, que no ano anterior, na 3ª série os alunos estudaram mais profundamente. Sendo a História de Sapiranga uma trajetória dos índios e imigrantes alemães, este ano aproveitei para modificar um pouco e começar conversando com os alunos sobre suas etnias, sendo que a maioria não tendo idéia a qual pertenciam. Levaram suas dúvidas para casa, tentando saná-las com seus familiares, aproveitei, também, para a análise de suas características e de quem herdaram.
No retorno destas pesquisas as respostas foram muito interessantes, os familiares, os alunos e até eu mesma aprendemos e descobrimos fatos como: alguns adquiriram características de seus avós e bisavós, temos alunos com descendência indígena, afro, árabe, alemã, italiana, espanhola e portuguesa. Tiveram familiares que só contou sua descendência indígena, após os filhos contarem que seus colegas relataram tal fato.
No início percebi certa relutância em se aprofundarem neste assunto, mas como alguns se entusiasmaram com as atividades como trazer algo relacionado à suas etnias,
a maioria teve sua participação ativa.
Tiveram várias idéias e a que todos concordaram foi com a pesquisa mais aprofundada destas etnias relacionadas em sala de aula. Então na próxima semana o nosso trabalho continuará...

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Susana, parece que a atividade está rendendo bons frutos para os alunos e para ti também. A partir da realização dessa atividade seria interessante refletir sobre as repercussões dela no processo de aprendizagens dos teus alunos. Na tua opinião, e a partir dos textos que estás lendo na interdisciplina, qual a importância de trabalhar algumas atividades como essa na escola? Abração, Sibicca