domingo, 17 de maio de 2009

O Clube do Imperador

Na Interdisciplina Filosofia da Educação olhamos o filme o Clube do Imperador onde
pudemos concluir que por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelas famílias e no decorrer da vida, os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos, bons ou ruins, que recebemos de nossos pais.
Conforme vamos crescendo, o ambiente que nos rodeia nos passa informações que vão moldando nossa personalidade. A família desenvolve um papel fundamental nesse aperfeiçoamento, assim como a escola, os amigos e o trabalho. O filme mostra bem isso: só à escola, não tem força para mudar sozinha, o caráter do ser humano.
A educação na escola de nada adianta se não for revertida em crescimento pessoal e coletivo, o professor educa para mudanças, observando o lado positivo a fim de promover suas capacidades de aprendizagens, formando um cidadão consciente.
“Um grande professor tem pouca história para registrar. Sua vida se prolonga em outras vidas. Homens assim são pilares na estrutura de nossas escolas... mais essenciais que seus tijolos ou vigas... e continuarão a ser centelhas, revelações em nossa vida”.

Frase retirada do filme: “O Clube do Imperador”.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Susana, a partir das reflexões que construiste sobre o filme seria legal pensares também em como procuras contribuir para a formação subjetiva de teus alunos a partir das atividades que propões. Abração, Sibicca.