domingo, 14 de junho de 2009

Concepções de Índio



Na Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História realizamos uma atividade destacando as idéias principais explicando como e por que se constituiram várias contradições relacionadas aos indígenas.

Concluindo que o índio possa ser visto como um cidadão capaz de trabalhar e estudar, atuando em qualquer área que se disponha a atuar. Sem que as pessoas tenham os pré-conceitos que os índios são preguiçosos e selvagens ou a visão romanceada que são protetores das matas e animais.
Somente com o conhecimento da história e cultura indígena, valorizando e identificando-a como contribuição para nossa cultura atual é que poderemos dar o verdadeiro valor e importância a estes povos, desfazendo certos pré - conceitos já tão incutidos em nossa sociedade.
Partindo destes conhecimentos é que repassamos aos nossos alunos a importância e valorização deste povo.
“Ninguém respeita aquilo que não conhece. Precisamos mostrar quem somos a força, a beleza, a riqueza de nossa cultura. Só assim vão entender e admirar o que temos.” Wabuá Xavante.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Susana, legal essa tua postagem, ela nos alerta para a importância de conhecermos mais sobre a cultura ou as culturas indígenas, pois assim podemos ter um olhar crítico e não ficamos repetindo para os nossos alunos somente o que está dado nos livros. Abração, Sibicca