Na mesma Interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, realizamos a mesma aplicação do Método Clínico: Conservação da Massa (com massinha de modelar),eu (observadora), e a Grace (aplicadora), trocamos as tarefas, e aplicamos com o sobrinho da Grace. Isto realizado após uma aula presencial onde analisamos as primeiras provas.
Então chegamos as seguintes conclusões:
O Nathan estava impaciente, pois é um menino bem agitado que faz muitas coisas ao mesmo tempo. A princípio a Grace pensou que com ele seria complicado, mas acabamos fazendo por estarmos curiosas com suas respostas. Insisti para que ele deixasse filmar um pouquinho, mas ele não deixou, pois é tímido. Pelas respostas dadas pudemos concluir que ele está no estágio das operações concretas.
Acredito que com esta segunda experiência conseguimos nos sair melhor, pois encaramos com mais segurança e principalmente conseguimos questionar com mais clareza, sem confundir o testado ou influenciar.
Este teste foi mais rápido que o primeiro, feito com a Karina, pois conseguimos conduzi-lo melhor e também porque o Nathan já estava dando como certo que era sempre igual às massinhas e que como eu não acrescentava nem tirava nada estava se impacientando em responder algo que para ele era fato consumado.
Estas duas provas realizadas com crianças totalmente diferenciadas foram bastante esclarecedoras, podendo perceber o quanto é importante conhecermos mais profundamente nossos alunos, em que fase estão, para que consigamos auxiliá-los em sua aprendizagem.
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Um comentário:
Oi Susana, ao final da tua postagem falas que a aplicação do método foi importante porque vocês puderam perceber "o quanto é importante conhecermos mais profundamente nossos alunos, em que fase estão, para que consigamos auxiliá-los em sua aprendizagem". Por que consideras que o trabalho com esse método pode auxiliar? Abração, Sibicca
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