Na Interdisciplina Filosofia da Educação analisamos o Ensaio de Adorno sobre os acontecimentos de Auschwitz. Lendo o texto de Adorno percebi o quão importante é o que repasso aos meus alunos, e aqueles momentos de conversas, explicações (referentes a hábitos e atitudes, valores...), são tão ou mais importantes do que a quantidade de conteúdos que transmito.
Já escutei muitos falarem que professores não educam apenas ensinam conteúdos, mas sinto que sou a base de muitos ensinamentos que os mesmos levarão para suas vidas e que muitas vezes suas famílias estão tão desestruturadas que a professora é naquele momento a pessoa mais sensata, compreensiva e correta que eles possuem, tentando escutá-la e segui-la de acordo com suas orientações e se esta não transmitir nada que os auxilie ou que os direcione naquele momento, poderá seguir um caminho muito errado e terrível.
domingo, 7 de junho de 2009
Ensaio de Adorno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Susana, interessante essas tuas reflexões. Para ilustrá-las, seria legal trazeres o relato de alguma situação específica na qual percebeste esse movimento que relataste nessa postagem. Lembras de alguma situação? Abração, Sibicca
Postar um comentário