sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cultura surda e Comunidade surda

Na Interdisciplina Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS pesquisamos sobre a cultura surda e a comunidade surda onde concluí o quanto importante é este contato de um sujeito surdo para com outro que escuta, onde confrontam culturas e entendem o mundo de forma diferente, podendo ampliar conhecimentos de formas diferentes.
Quando criança lembro que alguém com dificuldades de audição ficava excluído da convivência com outros considerados normais e nós perdemos a oportunidade de conhecer sua cultura, seu modo de viver e compreender o mundo. Aprendizagem que tenho a oportunidade de descobrir sendo que para ter uma boa comunicação com uma pessoa surda temos que sempre manter o contato visual, não tendo vergonha de apontar, desenhar, escrever ou dramatizar para uma melhor compreensão, utilizando muito a expressão facial e corporal.
Descobrir que os surdos possuem um dia de comemoração e lutam por uma identidade surda é muito interessante, percebendo o quanto a sua luta é penosa, mas gratificante para o convívio em uma sociedade de muitos sons, onde o diferente muitas vezes não é compreendido e até aceito.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Susana, e com essas especificidades de cultura, como proporias uma integração entre alunos surdos e ouvintes? Abração!!