segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estudando a EJA

Na Interdisciplina Educação de Jovens e Adultos no Brasil estudamos na Unidade 1 as Políticas Públicas e a história da EJA onde em grupo analisou o Parecer CEB 11/2000 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos.
Na 1ª aula presencial tivemos a oportunidade de descobrir o que será nosso trabalho de saída de campo. Nosso grupo 12 escolheu entrevistar alunos da EJA.
Na Unidade 2 parte 1 lemos o texto "Alfabetização e a pedagogia do empowerment político" de Henry Giroux, observamos que segundo Gramsci a alfabetização, como ideologia, devia ser encarada como uma construção social que está sempre implícita na organização da visão de história do indivíduo, e presente e o futuro; além disso, a noção de alfabetização precisa alicerçar-se num projeto ético e político que dignificasse e ampliasse as possibilidades de vida e de liberdade humana.
Na parte 2 Psicogênese da língua escrita lemos um texto de Regina Hara "Alfabetização de adultos: ainda um desafio" analisei que por enquanto não tive nenhuma experiência com alfabetização de jovens e adultos e colegas que já tiveram esta experiência, acredito que como os educandos são muito corajosas, pois os desafios enfrentados são muitos e os conhecimentos são poucos. E como ponto de partida para a alfabetização devemos considerar o que eles sabem, em lugar de partir do que ignoram, pois segundo Paulo Freire alfabetizar: \"Não é memorizar, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem\".

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Susana, a partir dos textos lidos e das atividades desenvolvidas, quais foram as tuas grandes aprendizagens? Quais os grandes desafios que percebes na eja? Abração!!