segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pedagogia de Projetos

A partir do texto de Hernández & Monteserrat (1998) e dos vídeos assistidos,
destaquei aspectos positivos e desafiadores do trabalho por Projetos:
Os alunos partem de suas experiências anteriores e de assuntos que sejam de seus interesses, onde se tornam autores do seu conhecimento.
Estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.
Alunos e professora participam efetivamente do processo de produção e conhecimento escolar.
Procura de informações em diferentes fontes.
Desenvolve autonomia nos alunos.
O professor surge como um organizador das aprendizagens e não como o detentor do saber.
Participação ativa e efetiva de todos.
Favorece a interação do grupo e a construção do saber coletivo.
O professor necessita inovar realizando um trabalho globalizado.
O professor exerce o papel de facilitador apresentando recursos necessários para a construção do conhecimento.
Acredito que a Pedagogia de Projetos seja um trabalho desafiador, possível tanto na Educação Infantil quanto nos Anos iniciais, porém a abordagem deve ser adequada e adaptada aos alunos.
Na educação Infantil o trabalho é orientado pelo professor que cria estratégias, motiva e questiona o aluno a construir suas aprendizagens mesmo que o projeto tenha surgido da curiosidade dos alunos. Sabendo que na Educação Infantil a maioria dos alunos ainda não estão alfabetizados, mas devemos trabalhar atividades diversas, que irão direcionar o trabalho.
Nas Séries Iniciais os alunos, após a escolha do tema orientado pelo professor são eles que vão em busca de informações num trabalho integrado e aplicam diferentes meios para chegarem à aprendizagem.
Sempre devemos respeitar a etapa, suas limitações e o seu tempo.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Susana!! Quais as diferenças que percebes entre a pedagogia de projetos e a proposta dos PAs? Abração!!