segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social

Na Interdisciplina Linguagem e Educação a atividade proposta era que solicitássemos que uma criança contasse uma história. Solicitei a uma menina de 6 anos. Ela escolheu "Os três porquinhos", onde até a mãe dos mesmos aparecia. A menina segundo a professora sempre escutou em casa histórias de contos de fadas e quando está na escola seu interesse é maior nessas histórias, onde as reconta com entusiasmo e algumas vezes até acrescenta outras histórias a sua narrativa. Com isso consegue brincar com a realidade e o conto de fadas. Segundo a especialista, o adulto não deve questionar o que a criança conta sendo verdade ou invenção, mas embarcar na aventura e pedir mais detalhes. Tentei fazer isso com a menina e esta acrescentou mais alguns detalhes como ficou a mãe dos porquinhos, feliz deles ter se salvado, e ainda disse que nunca um lobo assoprando iria derrubar uma casa de madeira, sendo que acontece somente em histórias.
“Os jogos de contar e a experiência com os usos sociais de comunicação são suficientes para a criança se ater cada vez mais aos fatos 'vividos' em seus relatos", afirma Maria Virgínia. “O único cuidado essencial ao professor é não tirar conclusões precipitadas sobre as narrativas. Não é possível saber a quem as crianças se remetem com seus personagens", diz Ana Paula.
A menina por mais que estivesse brincando com a sua realidade e os contos de fadas, reconhecia a diferença de uma e de outra.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Susana!! Muito legal a tua postagem, relatas os aspectos teóricos que deram suporte para a atividade e as aprendizagens que construiste a partir dela. Abração!!