Na Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação fizemos uma reflexão sobre a importância do uso de temas geradores na prática pedagógica.
Os temas geradores devem partir da leitura de mundo, da sociedade atual, precisam ser temas significativos, de modo que leve o aluno ao pensamento crítico e não apenas meros reprodutores de frases sem sentido, tais como “O Ivo viu a uva”. Só através do pensamento crítico, do diálogo, troca de idéias, da investigação e da prática é que o aluno poderá posicionar-se e transformar seu contexto social.
O uso do diálogo faz-se necessário, pois esse é capaz de gerar o pensamento a reflexão e ação. Nesta proposta a valorização da cultura é algo indispensável, pois ajudam na construção dos debates, discussões onde cada um pode expressar suas idéias e opiniões.
Acredito que o professor para trabalhar com essa proposta de Educação Libertadora, a qual defende Paulo Freire, deve estar presente em sala de aula, o diálogo sendo uma exigência existencial, é através dele que podemos refletir e agir e o mundo transformar.
“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo” Paulo Freire.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
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Um comentário:
Oi Susana!! Como procuras trabalhar esses princípios nas tuas propostas pedagógicas? Abração!!
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